sábado, 2 de junho de 2012

Aquatlo de Peniche

Este sábado fomos até Peniche para participarmos em duas provas, eu no Aquatlo e o CC no Triatlo de Peniche.

O PT era no mesmo lugar onde se deu, no ano passado, a partida para a Corrida das Fogueiras, mas hoje a proposta não era só correr, primeiro teria de nadar... e era a minha primeira prova que envolvia natação em águas abertas (e nervos adicionais)!

Chegámos com alguma antecedência, mas apesar da fila no secretariado não ser muito grande, a capacidade de resposta estava a níveis mínimos, só quando se aproximava a hora da partida para o aquatlo é que houve o cuidado de tentarem despachar o pessoal que lá estava só a tentar levantar o dorsal... coisa de 5 segundos... para mais de 20 minutos na fila e com chuva em cima (e mais nervos adicionais)!

Claro que fui a correr para o PT, colocar as sapatilhas e deixar as coisas, saí de lá um bocado à pressa a ver se ainda conseguia ter tempo de vestir o fato de neoprene para fazer face à água com uma temperatura de 17º.

Lá vesti o fato e meti-me na água... afinal a partida não era na bordinha, ainda tive de fazer uns bons metros para chegar à linha de partida, estava a ver que chegava atrasada, mas não, ainda tive lá uns minutinhos a flutuar (a sorte é que o fato ajuda) à espera que toda a gente tivesse certinha na linha (nunca estão) para ser dada a partida, presumivelmente às 15h.

Partida dada, toca a começar a nadar no meio da confusão de braços e pés e corpos, mas lá me oriento e sigo, óbvio que apesar de sentir que ia acima do meu ritmo, via os "miúdos" a distanciarem-se cada vez mais... mas a primeira bóia ficava cada vez mais perto e eu tinha os pés de alguém mesmo à minha frente, mas não por muito tempo... passamos a bóia e o gás começa a rarear, o rapaz que ia à minha frente estava cada vez mais longe e eu tento continuar, lá olhava para me orientar, lá fazia uma pausazita para me recompôr, lá bebia uns pirolitos de água salgada, mas lá fui cumprindo os parcos 300m do percurso que a mim me pareceram 1000m!

Começo a chegar perto do corredor de saída da água a tentar não parar muitas vezes para a assistência não se rir demasiado :), lá chego à escada, começo a subir e a tentar correr, assim meio zonza ainda. Lá em cima começo a tentar abrir o fato para despir a parte de cima antes de chegar ao PT, lembrando-me sempre das dicas que o CC me tinha dado na semana passada no treino na praia da Torre.

Chego ao meu cesto no PT, continuo a tirar o fato pisando-o com força tentando equilibrar-me para não cair porque a zonzeira continuava. Meto os óculos, calço os ZOOT e faço-me aos 2000m de corrida com garra! O CC gritava por mim!

O percurso da corrida percorria as ruas antigas de Peniche num carrossel, ora sobe ora desce, mas nada acentuado, o que tornou engraçado o percurso. A meio tive uma espécie de dor de burro, mas consegui aguentar sem quebrar, vi que uma atleta se aproximava de mim e tentei gerir o esforço para manter a vantagem. Cheguei à recta final e consegui arranjar forças para impôr um ritmo mais forte para que não fosse ultrapassada mesmo na chegada. Cumpri o meu primeiro aquatlo em 18m59s!


Não foi mau, não sei precisar os tempos parciais porque nunca são divulgados para as provas de super sprint e eu não levava relógio para medir, mas apesar na natação ter sido fraquinha, acho que a corrida não foi má de todo!

A verdade verdadinha é que também voltei a nadar há menos de 2 meses, depois de mais de um ano parada, e depois de muitos anos sem aulas, pelo que acho que mesmo assim, tenho evoluído bem!

No próximo domingo há triatlo em Oeiras, isso é que vai ser bonito :)

O CC terminou o triatlo dele em 1h17m, tendo feito um bom segmento de natação e corrida e um pior segmento de ciclismo, mas a verdade é que acho que foi um bom tempo!


Sem comentários: