terça-feira, 12 de maio de 2009

De volta a Idanha...

Desta vez, começo este relato com agradecimentos... ah pois é, senão fosse a disponibilidade de alguns amigos, apenas veria o resumo da Maratona de Idanha no Desporto2 (não sei se conseguem reparar nuns certos emplastros por trás do Carlos Magro (penatabua), não faço ideia de quem seria :P)! :P

Por isso,
- À Naani e ao Aurélio que foram os meus motoristas particulares, já que me foram "recolher" a VV Ródão na sexta e me "depositaram" em casa no domingo (a mim e à bagagem que era mais que muita!), e entretanto me passearam pela região proporcionando aventuras engraçadas :)

- Ao PC, que mais um ano me cedeu a chave da casa da família na zona antiga de Idanha, para que eu pudesse "asilar" em terras raianas.

- À Carla e ao Jaime, que me deram força desde o princípio para embarcar em mais uma aventura maluca e me fizeram companhia durante todo o fim-de-semana, tanto na pernoita como durante a maratona!

- e aos "À Borliu"/Deep Natura, pelos fantásticos trilhos com que nos brindaram em mais uma edição desta maratona :)

OBRIGADA!

Avançando então para a história do fim-de-semana, que meteu btt, jantaradas, geocaching, chuva e atchins... :D

Tudo começa no seguimento do post anterior... a chegada da Naani e do Aurélio a VV Ródão para me apanharem, mas, antes de rumamos a Idanha, havia ainda um ponto a descobrir em Ródão :) Uma certa cache - "Castelo de Ródão, Castelo do Rei Wamba" - com vistas fantásticas sobre o Tejo e as "Portas de Ródão"! Mas muitas mais iriamos procurar durante o fim-de-semana!

Lá nos fizemos a caminho de Idanha. Primeiro passámos no secretariado (no Restaurante "O Espanhol") para levantar os dorsais e cumprimentar o pessoal e depois fomos colocar as coisas na casa onde eu iria ficar, aproveitámos e marcámos logo no Helana para jantar, já que fica quase ao lado... O Jaime e a Carla foram ter connosco um pouquinho mais tarde, mas ainda a tempo de saborearem uma pizza e uma sobremesa :) Ainda voltámos ao Espanhol para ver quem por lá andava, mas depois fomos dormir, que o dia seguinte ia começar cedo!

Depois do belo pequeno almoço - parabéns à Carla pelos fantásticos iogurtes caseiros, estavam deliciosos! :g - lá nos apressámos para a Câmara Municipal de Idanha, mas não sem antes tomar o belo do cafézinho! A partida deu-se e eu fiquei para trás para tentar fazer o upload do track de Oregon para Oregon via wireless, mas aos 90 e tal % FALHOU! RAIOS! Toca a ir apanhar o pessoal... primeiro numa voltinha pela vila (passando mesmo à porta de casa - se eu soubesse!), e depois toca a descer a calçada, devagarinho que o terreno estava perigoso...

Sempre rolante até à primeira subida com esse nome, que para não variar, estava tudo a apear... eu como precisei de fazer uma paragem técnica, acabei por fazê-la sem confusão e deu para chegar lá acima sem desmontar! Depois, fui até à divisão entre a maratona e a meia-maratona com o Jaime, a Carla, a Naani, o Aurélio, entretanto, nesta altura eu, o Jaime e a Carla descolámos já que estava receosa que se fizesse muitas paragens me fosse abaixo - já que levava meio milhar de kms nas pernas e era o 8.º dia seguido a pedalar - deixando a Naani bem acompanhada do Aurélio e ainda algumas meninas, entre as quais a Corina e a Teresa.

Nós seguimos, e rapidamente metemos velocidade cruzeiro, aqueles estradões estavam mesmo a pedir embalo e talega com eles... mesmo quando hesitava em manter a talega havia alguém - cujo nome começa com a letra Jaime :P - que buzinava aos ouvidos e dizia "é para manter a talega, é!!!" :) Belos abastecimentos, em Alcafozes reencontrei a Beta e o João Vaitu (que nos fez companhia nos trilhos na maratona do ano passado)! Tempo de seguir caminho... As paisagens eram fantásticas! A passagem em Idanha-a-Velha, os trilhos junto à Barragem, as descidas, as subidas, gostei de cada bocadinho e achei que acabou depressa demais! Ah, assim tão depressa não, a calçada ainda custou um bocadinho a subir e até apeei durante um bocado, aquilo é inclemente!!! :)

Depois do almoço prolongado, do café, dos prémios, da camaradagem, das risadas, resolvemos ir digerir o almoço e procurar umas caches enquanto ainda restava luz do sol! A primeira era uma multi-cache, mas percebemos o 2.º ponto se tinha perdido... :( A sorte, foi que a Naani e o Aurélio tiveram uma dica e lá fomos até ao castelo de Idannha fazer o log da respectiva cache! :) De seguida, apesar da chuva ter começado a cair forte, não desistimos de ir até à Barragem para a última cache do dia!!! Seguiu-se novo jantar no Helana... a malta trata-se bem ;)

No dia seguinte, tinha combinado que em princípio iria fazer umas caches com a Naani e o Aurélio antes de seguirmos viagem, apesar de estarem na dúvida, a Carla e o Jaime decidiram ficar connosco e acompanhar esta aventura! Fomos direitos a Salvaterra do Extremo para fazer a cache "Salto da Cabra", ia ser um FTF (First to Found - as coisas que eu aprendo), já que a cache era fresquinha, no entanto, quando chegámos havia mais gente a dirigir-se ao local... depois de andarmos meio perdidos no terreno, lá demos com o local, e afinal o grupo era do autor da cache (Nuno_Ka) e mais uns amigos, logámos todos juntos! O local era fantástico, um miradouro sobre o Rio Erges, do outro lado avista-se o Castelo de Peñafiel, já em território de nuestros hermanos... como se avistava também a Torre Portuguesa, local onde o estava alojada uma nova cache também prontinha para um FTF! Mas não imaginámos que iria ser uma verdadeira aventura lá chegar... Sobe pedra, desce pedra, vira à direita, afasta arbusto, volta a subir, desce de novo, atchim, atchim... foi uma verdadeira crise, alérgica!!! :) Por causa dos fenos, ou qualquer outro elemento alergénico que andava no ar, eu comecei a fungar e depois a espirrar violentamente a toda a hora - ATCHIM - mas, não fui só eu, mesmo o menos predispostos a estas coisas de alergias se manifestaram ;) Ah... e tivemos de fazer o caminho de volta... é que com o empeno que levava da semana toda a pedalar, esta aventura esteve na fronteira de ser dolorosa!

Estava na hora de voltar a Idanha, fomos todos almoçar, desta vez deixámos o Helana em paz e fomos ao "Portão Velho", onde crashamos um comício/convívio da CDU! eheheh

Depois de almoço, foi arrumar as trouxas e fazermo-nos ao caminho que já era tarde! No caminho, ainda parámos para comprar umas fantásticas cerejas beirãs, que foram de comer e chorar por mais... Obrigada Naani e Aurélio, novamente, pela boleia e pela ajuda a levar as "trouxas" para casa!!!!

Foi um fim-de-semana em cheio :D

E para terminar, quando fui ver as classificações da maratona e afinal eu e a Carla ficámos à beirinha de entrar no pódio da meia-maratona feminina com um 4.º e um 5.º lugar! LOL

Sem comentários: