terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Como já não vão haver mais pedaladas este ano, nada como terminar com uma retrospectiva daquilo que foi o meu ano!!!

Ainda não estão todas as fotos que queria, mas a seu tempo actualizo...

Fecho o ano com 2313,34kms, a maioria feita no primeiro semestre deste ano, muitas aventuras, muitos risos, muitos empenos, mas valeu mais do que a pena!!! Foi um ano fantástico!!!

Desejo a todos um fantástico 2009, cheio de pedaladas ou de qualquer outra coisa que vos dê igual prazer!!!


http://picasaweb.google.com/anasoraiagomes/ASG_BTT_2008?authkey=rPaaFyp6fOo&feat=directlink

domingo, 21 de dezembro de 2008

Passeio de Natal com os Maníacos

Já não me juntava aos Maníacos para uma pedalada há alguns meses e nada melhor do que o passeio de Natal na manhã seguinte ao jantar de Natal (no restaurante Novo Edmundo na Pontinha)!

A rota já estava estabelecida há algum tempo: Vila Nova da Rainha!

Lá nos encontrámos, por volta das 8h30, num cafézinho dentro da localidade, algumas caras que já não via há algum tempo e várias caras novas com quem ainda não tinha pedalado.

Começámos a pedalar com muito frio, mas o primeiro trecho não tinha dificuldade, era sempre a direito, pelo que deu perfeitamente para aquecer o corpo, só os dedos dos pés e das mãos demoraram mais tempo a ficarem quentinhos!

Eu hoje tinha ainda algo com que me entreter durante o percurso... Como o meu travão traseiro avariou, o Valério emprestou-me os travões dele e as manetes gripshift (uma vez que as minhas SRAM têm integração com os travões), para que eu pudesse pedalar hoje... um muito muito obrigado... o problema, dizia ele, era eu ficar viciada :) Reconheço que o início foi complicado, queria pôr uma mudança e tirava e queria tirar e punha, mas ao longo da volta fui-me habituando ao sistema e posso dizer que gostei bastante!!! Os travões (Shimano XT) embora diferentes dos meus, também me agradaram bastante... acho a manete mais confortável e a travagem mais progressiva...

Voltando ao passeio propriamente dito, esta volta não teve dificuldades de maior (a altimetria confirma-o - cerca de 570m), algumas subidas mais complicadas, uma delas unicamente pedestre (será que alguém conseguirá subir aquilo???) e que ia dar ao cimo de um monte onde tirámos a foto de «família».

A esta subida segue-se uma descida com pedra com uma inclinação jeitosa que eu desci integralmente praticamente com o "rabiosque" na roda traseira, não tenho dúvidas que há algum tempo atrás tinha feito um "agradável" passeio pedreste, pelo que fiquei contente com mais esta conquista ;)

Tivemos 2 furos seguidos mas nenhum problema mecânico de maior, havia também pessoal com algumas dificuldades na transmissão, mas o caminho fez-se sem grandes percalços...

O final do percurso foi bastante rolante e eu como me sentia bem (excepto em subidas grandes), decidi puxar com algum empenho, e consegui apanhar o pessoal da frente que se tinha descolado de mim há algum tempo.

Foi uma boa volta, divertida como sempre são as voltas Maniacas :)

sábado, 20 de dezembro de 2008

BinaClinica

Abriu uma nova oficina de mecânica para bikes, chama-se BinaClínica e é baseada num novo conceito!

Fui a primeira cliente :)

Desejo muito boa sorte ao Valério neste projecto, por isso, já sabem se precisarem de um bom mecânico para mimar a vossa bike:



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Trilhos e courelas

O João desafiou-me a acompanhá-lo a seguir um track que lhe arranjou um amigo. Era o track do passeio “trilhos e courelas” de 2007 a.k.a. Maratona de Vendas Novas.

Lá fomos nós contentes da vida, direitos a Vendas Novas… Já não começámos cedo porque tínhamos tido um jantar prolongado no dia anterior, já passavam das 10h quando nos fizemos à estrada, mas reinava a boa disposição!

Mas assim que saímos do alcatrão, o primeiro sinal que a coisa não ia ser fácil… lama por todo o lado… e foi assunto para o caminho inteiro, mais ou menos barrenta, mais ou menos escorregadia, mais ou menos seca mais ou menos bloqueadora das rodas…
Além da lama, os portões… Sei lá quantos portões abrimos e fechámos e quantos tivemos de saltar por não os conseguirmos abrir!

Que mais? Gado: ora mémés (tivemos um cordeirinho irrequieto que nos seguiu durante um pedaço sem nos querer largar, o pior é que a mãe tb vinha atrás – dá-lhe gás);-), ora Vacas e Bois e respectivos resíduos orgânicos (e o tal do pânico por tê-los a seguir-nos com os olhos enquanto continuavam a ruminar, a ruminar), e até cavalos…

Também nos perdemos - o que resultou em mais 5kms de pedalanço – porque não interpretámos bem o que o GPS nos quis dizer, nem acreditámos quando 5kms depois estávamos no mesmo local e a rota era claríssima!!! (maçaricos)

O pior momento do dia? Quando faltava menos de 10kms para terminar (sim, e já depois do meu espalho que quase resultou num novo entorse do pé direito), deparámo-nos com uma vedação de arame farpado que não tinha fim (nem portões) e o pior é que o track seguia para o outro lado!!! As investigações duraram largos minutos: 1.º) como saltar a vedação sem nos chinarmos todos no arame farpado, 2.º) validar se não existiam alternativas para norte ou para sul (não haviam) – impasse – valeu-nos um caçador que apareceu do outro lado da vedação e com a ajuda dele (vá, e uns pontapés certeiros) conseguimos alargar o arame para passar entre o arame farpado (por isso pedimos desculpa ao proprietário)!

Para acabar bem, a tal da lama que bloqueia pneus… já o desespero bloqueava o cérebro… eram 4 e tal da tarde e nunca mais acabávamos… foram os 50kms mais longos da minha vida :-)

Chegámos ao carro às 17h, sem almoço (uma barra e meia e um cubo de marmelada foi o q comi durante aquelas longas horas) e com um empeno daqueles!!! Mas foi cá uma felicidade!!!!

Para memória futura, não ir atrás de tracks antigos de passeios em sítios desconhecidos…. Vivendo e aprendendo!!!

Para terminar, fomos ao Migalhas a Pegões para a sopa e a bela bifana (obrigada Jaime pelas indicações)!!!

As imagens para recordar:

sábado, 6 de dezembro de 2008

Abriu a época das chuvas

Este sábado era impreterível pedalar…. Porquê? Óbvio, porque gosto!!! Ok… Na realidade, há mais uma ou outra boa razão! :P Primeira, esta era semana sim – desde o interregno tenho pedalado semana sim, semana não, não porque queira, mas simplesmente porque acontece – e segunda, tinha urgência em estrear o meu GPS novo (sim o Pai Natal já passou por minha casa)!!!

Mesmo com a promessa de chuva, nada me demoveu em ir para Sintra, lá estava no sítio do costume à hora combinada. Comecei a pedalar com o Jorge e o Melo, e mais tarde o João e o Miguel juntaram-se porque se tinham atrasado. Da Malveira descemos à barragem da Mula e subimos pela estrada dos jipes, no meio dessa interminável subida, começou a cair uma carga de água que me fez pensar para os meus botões «O que é que eu estou aqui a fazer? Mas porque é que me meto nestas coisas?», mas foi só resultado da frustração de levar com a chuva e a subida nunca mais acabar!

Como a chuva não parava ficámos na dúvida se fariamos apenas mais uma voltinha curta e voltávamos ao carro, mas como a chuva acalmou, fomos dos Capuchos para a descida do Miradouro, passámos a antiga fábrica da água e subimos para o rabinho de porco, fizemos primeiro a volta "fácil" e depois lá me convenceram a fazer a volta comprida em vez de repetir a curta enquanto eles faziam a comprida…

Após desafio cumprido, voltámos aos Capuchos e eu pensei «devemos ir dar mais umas voltinhas e vamos pró carro» - wrong! – subimos ao meio do Monge e fizemos o 8 do Monge e depois foi "quase" sempre a descer passámos Pedra Amarela e imensos trilhos que não conhecia até me voltei a situar no estradão que tem a entrada para o trilho das Pontes, isso queria dizer que íamos voltar à barragem da Mula e subir novamente antes de descermos à Malveira… ah pois é!

Consegui cumprir este desafio, 1075m de acumulado em cerca de 30kms, sempre montada, mas um bocado caracol! Obrigada aos meus companheiros pela paciência no cimo das subidas, mas sem estes treinos não volto à forma ;)

E tchanan… O Orégãos é mesmo GPS for dummies! Consegui gravar o track à primeira :)