Inscrevi-me nos Trilhos de Bellas praticamente na última semana de inscrições. Desde o início que me apetecia fazer, mas este ano tinha-me comprometido a fazer menos provas, mas ficou sempre o bichinho de fazer a prova que passa no meu "quintal".
Falei com o meu coach para ter a benção, já que tinha um treino fofinho para esse dia 👿 e o que combinámos foi não cortar treino dos dias anteriores, iria de pernas cansadas e logo se via o que dava, sem expectativas, ia em modo treino mas não era para molengar!
Assim foi, treinei durante a semana e na véspera o que tinha para treinar, passei a tarde a acompanhar as provas do Duatlo do Beleneneses em Monsanto e a fazer de claque ao pessoal lá de casa (acabou por ser só do CC pq a minha B ficou doente), cheguei a casa estourada!
No dia seguinte acordei cedinho, preparei-me, agarrei na bike e fui até à partida de bike, sempre deu para aquecer um bocadinho o motor, apesar de ser maioritariamente a descer.
Cheguei e fui levantar o dorsal, arrumei as coisas no saco extra e pedi ao Filipe para mo guardar como tínhamos combinado (grata!!!). Depois fui tagarelando com algum pessoal e tive oportunidade de conhecer novas caras que sempre me inspiram!
Hora da partida! Como sempre, começo sempre muito depressa, consigo manter a coisa até começarem a apertar as subidas... aí faleço! Demoro algum tempo a entrar no ritmo, sou passada por muita gente. Em certo momento aparece a Rita, vou com ela, ou melhor, vejo-a a fugir-me nas subidas e apanho-a nas descidas. Ela dá-me força durante algum tempo! Depois foi à vidinha dela ;-) E eu fiquei... a tentar trotar nas subidas (eu disse tentar, não disse que consegui) e lá me recompunha nas descidas e planos.
Prémio da montanha para o PA1 no velho moinho da Carregueira, eu só queria lá chegar acima porque já estava sequinha, nem água nem tailwind, e ainda não estava a chapa do calor... Lá em cima estava o Gonçalo Pais e os miúdos, pedi ao Gugas para colocar água num flask enquanto punha isotónico no outro. Depois lá agarrei numas coisas para comer e levei uns "regalos" vegan para o caminho. Na descida liguei ao CC para se preparar para me ver passar do lado de lá da N117.
![]() |
by Nuno Granadas |
![]() |
by Matias Novo - fantásticas! |
Nessa altura já vinha com a Sónia, estava a passar pessoal pela 2ª vez, eu incluída, uma de nós tinha cometido algum erro no percurso. Fizemos juntas o "lambe pernas" e nessa altura comecei novamente a secar e a gerir a água. Fiquei para trás...
![]() |
mais umas do Matias Novo |
Sobe o downhill até ao marco geodésico e depois desce outro, e de repente estou a fazer trilhos tão fixes no meu quintal que não conhecia, mas tenho de os refazer em breve, mais fresquinha!
Estava quase, pés no estradão e é só subir ao cemitério, a meta é já ali... ah espera... ainda deu para um sprint final com um rapaz que acabou ao mesmo tempo que eu (que agora ao ver a classificação percebo que devia ser do trail curto!) 😂😂😂
Foi um autêntico parte pernas ajudado pelo calor, mas foi uma prova com trilhos fixes e algumas surpresas!
Terminei os 27,5kms com 1066mD+ (segundo o meu Garmin) em 3h39m em 23ªF e 7ª F40 numa prova que contava para a Taça de Portugal da ATRP zona Sul.
E lá encontrei os meus queridos Nani e Aurélio que fizeram o trail curto, com quem partilhei tantos bons momentos nos tempos de BTT, gosto muito de vocês 💚
O que me valeu é que o meu CC me veio buscar para não ter de pedalar tudo para cima de volta... por hoje já chegava 😉 e tinha a famelga à espera para o almoço 😋
#bethewolf
Strendure Running Team
Strendure - Trail Running Endurance Coaching
#soalheiro
https://trailrunningcoach.pt
A actividade no Strava:
E o relive:
Relive 'Trilhos de Bellas'
Comentários