Escolhi Sicó para iniciar o Circuito de Trail 2019, uma prova que já conhecia do ano passado, e que me calha bem porque fica perto da minha querida Leiria, onde tenho o acolhimento dos meus sogros.
No ano passado porém, fui acompanhada do meu CC que este ano me disse que não lhe apetecia repetir a prova. Ok, nada me demoveu de ir à mesma, mesmo sem sherpa/lebre!
De véspera aproveitámos a ida ao Portugal dos Pequenitos com os miúdos para passar em Condeixa para levantar o dorsal e perceber como estava o ambiente. Deu para ver o Ricardo Pato que tinha acabado de concluir a sua primeira Ultra! Estava feliz 👏
Preparei tudo no dia anterior para não acordar ninguém de manhã, e pus-me a caminho bem cedinho! Cheguei e estacionei no mesmo sítio do ano passado que é um sítio fantástico. Fui lá acima ver o ambiente e voltei para o carro que estava frio. Aproveitei e fiz uma meditação para acalmar os nervos da primeira prova. Ia com objectivo de tentar pelo menos igualar o tempo do ano passado, o que era muito bom, já que o meu sherpa puxou por mim e levou o meu peso. Este ano ia ter de contar apenas com a minha força mental e carregar o meu peso do início ao fim!
 |
by Kabazuk |
Quando fui para a partida encontrei logo o Arede, depois a Inês Jordão e ficámos ali junto à partida. Partir relativamente à frente era algo que queria fazer este ano, no ano passado tinha ido sempre atrás do prejuízo.
 |
by DA fotografia |
A partida foi dada e o ritmo é sempre muito alto até às ruinas de Conímbriga, sem ter aquecido decentemente a coisa custou um bocadinho, e como é meu apanágio, só entro no ritmo 1h depois! Mesmo assim, as primeiras subidas correram muito bem, no ano passado não as consegui fazer a correr, tive de ir a passo. Fui avançando e sentindo o corpo. Tentava aproveitar as descidas e consegui ir com a mão ao chão numa das primeiras mais técnicas e ferir a palma da mão numa pedra aguçada, mas nada que me impedisse de continuar a descer.
 |
by fotosdoze |
Como no ano passado, nem dei conta do 1.º abastecimento... Alguém o viu?
Cheguei ao abastecimento das Buracas e só quis pôr água, agarrar num pedaço de banana e amêndoins e seguir. Podia comer pelo caminho. Aquela zona das Buracas é muito gira, mas as Akasha escorregaram um bocadinho na zona mais húmida...
 |
by Fotojotapê |
Estava a sentir-me bem, consegui manter um bom ritmo. Quando dei conta já estava na descida para o Poço, um descida longa em estradão mas cheia de pedra, é sempre a levar porrada por ali abaixo, ainda por cima é na altura com que nos cruzamos com o pessoal dos 15kms e vai muita gente a caminhar por ali abaixo, passei o tempo a gritar: "esquerda", "direita", "meio" :-)
 |
by Kabazuk |
Volto a colocar água e sigo no alcatrão que vai levar ao trilho da Cascata. Quando salto do alcatrão para o trilho sinto o gémeo direito a prender... MAU! Estava muito calor e devo ter perdido demasiado sal, só levei um flask com Tailwind. Mesmo assim tinha ido sempre a beber entre água e Tailwind. Não senti mais mas tive receio da parte mais técnica da Cascata. A coisa até estava a correr bem até que numa zona com um degrau muito alto para subir, ao alçar a perna direita o gémeo voltou a prender e fiquei parada sem conseguir libertar, lá soltou e devagarinho tentei seguir usando mais a perna esquerda para subir, mas a pensar para mim que estava tramada porque ainda faltavam 3kms e o final era a subir.
 |
by fotosdoze |
Mas quando entrei na zona mais rolante o gémeo aguentou-se e consegui manter o ritmo até ao fim. Se bem que nas escadinhas antes da meta a coisa voltou a prender um bocadinho e acabei com o um esgar de dor e felicidade. Acabava de conseguir atingir o objectivo: fiz um minuto a menos que no ano passado!
 |
by Orlando Duarte |
A surpresa ia ter a seguir... o meu tempo não ficou logo disponível nos primeiros minutos após ter terminado, mas na classificação disponível só duas F40 tinham concluído. Liguei ao CC a dizer que já tinha acabado e que tinha conseguido melhorar o tempo, mas que ia ficar mais um pouco à espera porque poderia vir a ficar em terceira. Quando a classificação ficou disponível, percebi que até tinha acabado no top20 da geral feminina (fiz 16.ª F) e que tinha feito 3.ª F40, por isso tinha de aguardar pelo pódio. Na altura não sabia é que seria uma longa espera (quase 3h) e ainda por cima não tinha levado nada para tomar banho porque nunca pensei fazer pódio!
 |
by Inês Jordão |
Mas valeu a pena ;-)
#bethewolf #strendurerunningteam #strenduretrailrunningendurancecoach #soalheiro
O vídeo Relive:
A actividade do Strava:
Comentários