Avançar para o conteúdo principal

Dia de 🌟

O Torradas e o Salvador tinham andado a meter nojo na semana anterior com a rota dos kms verticais, subiram o km vertical da Lousã, o de Loriga e o do Alvoco e aquelas fotos m'enervavam 😝

Comecei logo a congeminar um plano... o fim de semana seguinte estávamos sem crianças, e era a altura perfeita para nos irmos pregar um último grande empeno antes de Val D'Aran.

Expliquei os meus planos ao João... «então é assim, tu vais fazer o que eles fizeram, sobes de Loriga até à Torre, depois desces ao Alvoco, voltas a subir à Torre e a descer para Loriga, e eu, para não te atrasar, e porque não tenho pretensão de deixar as pernas na serra, saio a correr de Loriga em direção ao Alvoco por estrada, subo do Alvoco à Torre e depois desço para Loriga. Lá pelo meio cruzamo-nos e com sorte tu ainda me apanhas na descida!»

Criei logo um gpx com a minha rota para carregar para o Garmin e fiz também upload para o ViewRanger.

Importa aqui dizer que eu nunca tinha feito nenhum dos percursos... nem uma vez... mas achei que tudo bem!

Na quinta-feira, dizem que Lisboa vai estar fechada no fim-de-semana, "queres ver que já nos lixaram os planos?" mas lá nos organizámos para sair de casa na sexta à hora de almoço para regressar apenas na 2.ª feira de manhã.... tínhamos (muitas) caixas para levar para cima e uns determinados kms verticais para meter nas pernas.... para além desse contratempo, o São Pedro tinha-se cansado do bom tempo e decidiu brindar-nos com chuvas e trovoadas! Já tínhamos chegado a Gouveia e o Lidl ficou às escuras momentaneamente por causa da trovoada, "bem, queres ver que já nos lixaram os planos? Take 2"

Sábado decidimos não acordar demasiado cedo, avaliar como estava o tempo, perceber como estavam as vistas da serra através da janela e se estivesse ok avançaríamos. Pois que avançámos!

Chegámos a Loriga e até estava solito, mas a modos que se notava o meu nervosismo 👀

Lá nos despedimos e cada um foi à sua vidinha... eu abordei a subida inicial por estrada, calmamente, tirando uma foto aqui e ali:
Praia Fluvial de Loriga

Loriga vista da estrada para o Alvoco
Na verdade, a subida era bastante gradual e fazia-se muito bem, quando chego lá acima, contorno o monte para o outro lado e começo a descer para o Alvoco. Tentei ser cautelosa, ir num ritmo confortável sem me entusiasmar em demasia e deixar as pernas em papa logo no início. 

Supostamente o track deveria estar a funcionar no relógio, só que não, tanto que me escapou a 1.ª entrada que devia ter apanhado para o Alvoco. Como já me tinha acontecido o mesmo na Arada, desconfio que quando o Garmin inicia o LiveTrack desliga o modo de seguimento de percurso, pelo que tive de voltar a selecionar o track no relógio para ficar a funcionar.

Desci até lá abaixo, aproveitei as casas de banho públicas e mais tarde agradeci não ter ido ao Café Brito - o João queixou-se que a D. Maria o ignorou com distinção. Comecei a subir, depois de passar o local da base de vida do EstrelAçor passo umas pessoas dali da terra, e aproveito para fazer chinchada numa cerejeira mesmo à beira do caminho, só tirei uma cereja, era boa que se fartava! O grupinho meteu-se comigo, perguntaram se ia até à Torre e se ia sozinha, brincaram se eu não tinha medo dos lobos e eu disse que tinha os bastões para lhes dar uma trolitada na cabeça, se necessário fosse! 

Raios, mas já não bastava eu ir sozinha com os meus demónios, a fazer um caminho que nunca tinha feito, a seguir um track, com nevoeiro lá em cima e com risco de o tempo mudar, ainda me tinham de falar em lobos???? Decidi que não haviam lobos na serra, pelo menos não de dia, pelo menos não no meu caminho, e na verdade, até à Torre, o único ser vivo que vi para além de passarada e bicheza de chão, foi o meu Johnny quando nos cruzámos algures no trilho.
Segui o trilho olhando umas vezes para o relógio, outras para as marcas de caminho pedestre que ia vendo, e mesmo avisada, consegui enganar-me num sítio muito normal de enganos, já que existem marcas tanto para o lado esquerdo como para o lado direito, e o normal é seguir para o lado direito... atravessei o ribeiro e só achei que alguma coisa estava mal quando o caminho começa a rodar para a direita como que a querer regressar ao Alvoco. Lá olhei para o relógio e percebi que estava fora de rota, lá voltei, caramba, ali até tinha corrido e tudo 😝

Um pouco mais tarde chego a uma zona onde aparecem estas placas super esclarecedoras:

Hmmmm, e Torre nada? Só Alvoco, só Alvoco... percebo depois em backoffice que é um ponto de junção dos kms verticais (há 2 alternativas de começo ou mais, eu sei lá sei lá).

A partir daqui o percurso começa a ser cada vez mais interessante, cada vez mais empinado, e tendo em conta o tempo que se fazia, mais nublado. Se por aqui ainda se via qualquer coisa...
...mais à frente não se podia dizer o mesmo...
desisti de tirar fotos. Não se via nada, eu estava mesmo com dificuldade em ver as mariolas e as marcas da rota, em certos momentos sentia-me meio perdida, mas mantive sempre a cabeça fria (literalmente). O tempo oscilava, ora estava agradável ora a neblina trazia um orvalho que em certa altura me obrigou a vestir o impermeável para não deixar a minha temperatura corporal descer.

Lá fui seguindo, trepando pedras, subindo a passo, afastando o mato. Só tive pena que aquelas condições meteorológicas não me deixassem ver as vistas e perceber o caminho que já tinha percorrido e o que ainda me faltava. Este vídeo do João é bastante esclarecedor:

Lá chego ao planalto, à zona das pedras verdes, à grande mariola que nem fotografei, habitualmente a Torre já é visível nesse ponto, mas não hoje!

Só faltava um danoninho e a Torre estava conquistada!

Lá fui atestar e tentei esperar pelo regresso do João. Ele liga-me diz-me que só faltam 100md+, só que não... tinha feito mal as contas, a minha temperatura corporal começa a baixar demasiado e dou por mim a tremer e a ficar com as mãos brancas. Tento ligar-lhe e nada. Digo aos senhores da lojinha que simpaticamente me acolheram e conversaram animadamente comigo que deixava a meia sandes que não comi para o João que haveria entretanto de chegar, lá ele me liga e lhe consigo dizer que tenho de seguir caminho. 

Fecho o impermeável, meto a máscara, calço as luvas que trazia na mochila guardadas num saquinho e meto-me a caminho a tremelicar por todos os lados. O track manda-me para a parte de trás, saio da estrada e começo a entrar pela terra, mas não havia nenhum caminho nem marcações. Mantenho-me a olhar para o relógio, mas começo a desviar-me. Resolvo usar finalmente o ViewRanger e consigo, meio às apalpadelas, começar a andar em cima do track, mesmo sem haver caminho. Ainda não aqueci e há momentos em que considero se deveria voltar para trás.

De repente a descansar do meu lado direito, está uma manada de bois deitados no chão. Um levanta a cabeça e olha-me de soslaio. Só espero que ele não me considere interessante o suficiente para se levantar e que não hajam cães pastores a guardá-los. Não havia. Lá segui e dei com um trilho. De repente entro numa zona que me deixa de boca aberta, estou a chegar junto à Lagoa do Covão do Quelhas.

A partir daqui o caminho fica marcado com mariolas e mais tarde quando cruza o PR5 também tem as marcas pintadas. Incrível o caminho a partir daqui, lindo lindo! 
Venho feliz da vida, apesar do tempo farrusco, encontro finalmente um casal no trilho na descida para o Covão do Meio, ainda não me tinha cruzado com mais ninguém. Desço com a calma de uma turista a observar e armada em paparazzi.


Ainda a descer umas escadas em direção à parede da barragem lá oiço uns passos, olho para cima e lá vem ele, the one and only...
Momento registado para a posteridade, com sacos de plástico à frente da câmara e afins...

A partir daqui fomos juntos até ao fim, eu ainda consegui escorregar e mandar um cacetadão com a parte superior da tíbia num calhau e ficar logo com um hematoma, que foi a pulsar o resto do tempo, o que me fez demorar mais tempo uma vez que receava escorregar de novo.

Já restava pouco depois disto, chegámos à varanda que nos permite ver o vale da garganta de Loriga que é lindíssimo.

Após transpormos a parte mais técnica da descida, chegamos a estradão e vamos rolando até Loriga. Terminamos onde começámos, em frente ao Vicente, onde vamos fazer o recovery e ver o que resta do jogo de Portugal - Alemanha. Que delícia 😋

Se tiverem curiosidade no percurso que fiz:

Comentários

TOP10 POSTS

ROUBADAS

Foram esta madrugada roubadas da nossa garagem as nossas três bicicletas :( Se tiverem alguma informação em relação às mesmas, entrem por favor em contacto comigo através do meu email xxx@gmail.com. Obrigada!!! Van Nicholas Zion 14'' (2010) (toda equipada com XT excepto desviador traseiro SRAM X9 e punhos gripshift, travões XT, selim Selle Itália SLK Lady Gel Flow) e Canyon XC 5.0 (2008) (pedaleiro LX, desviador dianteiro XT e traseiro X9, punhos gripshift, travões XT, selim Selle Itália SLK Gel Flow) Specialized Roubaix SL3 Pro (2011) com rodas Roval fusée SL25 e SRAM Red

Finalmente o jersey do FórumBTT

Cá está ele... Catita, não? Pronto a ser encomendado por toda a gente!!! Acho que há grandes probabilidades de existir uma edição especial PedalaDelas... ;-)

Páscoa na Cabreira

Sexta-feira rumei ao Norte mais um grupo de amigos... O destino: Serra da Cabreira O objectivo: Andar e pedalar na Serra Ficámos alojados numa casa fantástica património da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que conseguiu albergar 9 caramelos e 9 bicicletas! Na primeira tarde, após descarregarmos os carros, fomos conhecer a zona, e nada melhor que um bocadinho de aventura... Fomos fazer um belo de um geocaching, e nada melhor para começar que o "Cabeceiras à Vista" ! Após um trilho sempre a subir cheio de picos, chegámos ao topo das antenas com uma vista fantástica de Cabeceiras de Basto, procurámos a cache durante mais de uma hora e com a temperatura a diminuir e o sol a pôr-se, decidimos desistir... Acho que a cache já não estava lá!!! :-) Sábado amanheceu frio e chuvoso, só por volta do meio-dia ganhámos coragem para sair de casa e tentar ir cumprir o nosso objectivo: pedalar na Serra da Cabreira! Felizmente, o trilho começava em Agra , uma aldeira turíst

Luna Run

Esta quinta-feira à noite fomos experimentar algo diferente, as chamadas LunaRuns organizadas pela Nike em várias cidades do mundo e que finalmente chegaram a Lisboa, mais propriamente ao Bairro Alto. O ponto de encontro era no Largo de Camões, às 20h30, já chegámos um bocadinho atrasados, mas ainda a tempo para entrar no evento que nos esperava... Foi dado o briefing e depois, trouxeram a "caixa do tesouro", que continha os mapas para o desafio que se iria iniciar de seguida. Tivemos uns momentos para estudar o mapa antes de ser dado o tiro de partida. Existia um ponto obrigatório e outros 4 alternativos, embora apenas fosse necessário a passagem em 4 pontos e não nos 5 existentes. Em cada um dos pontos estaria um elemento da organização que validaria o nosso mapa. O primeiro homem e a primeira mulher a chegar ganhavam um prémio Nike. Este era o mapa, e dado o apito todos começámos a correr... o ponto mais próximo foi o mais solicitado, mas tive sorte porque consegui

XTERRA MAUI | Ou o azarado Campeonato do Mundo...

Depois de muita preparação, dedicação e esforço esta época, eis chegado o momento de pôr à prova todo o tempo despendido a treinar. Um destino como o Hawaii era motivo suficiente para querer enfrentar o desafio, mas mesmo com todo o treino feito estava receosa sobre o que iria encontrar, sobretudo em termos de clima. Mas a verdade é que chegámos com uma semana de antecedência, para nos ambientarmos, descansarmos e entrarmos na rotina do novo fuso horário - sim, são 10h de diferença! A semana antes supunha algum descanso e as tão aguardadas férias, mas não podíamos deixar a forma totalmente de lado... tinha de continuar a haver algum treino... como não podia deixar de ser, e porque fomos 2 semanas, levámos a nossa Piruças connosco, pelo que tínhamos de treinar à vez, mas assegurámos que tínhamos uma babysitter de confiança para ficar com ela durante a prova, não deixando isto de nos causar algum nervoso miudinho, porque no Hawaii não falam português, certo? ;-) Mas é da prova que

7.º Trilho das Lampas

Ontem fui até São João das Lampas para participar pela primeira vez no Trilho das Lampas. Era uma prova que eu tinha na minha listinha daquelas provas que tinha que fazer porque já tinha visto um vídeo da edição de 2017 e tinha ficado com ela entalada. No ano passado, como estava lesionada não deu para fazer, mas não quis deixar passar mais um ano e lá fui eu até às Lampas. Como moro relativamente perto, passei com os miúdos à hora de almoço para fazer reconhecimento do sítio e levantar o dorsal para evitar a confusão. Planeei logo onde iria deixar o carro! Almoço tardio, últimos preparativos e arranco novamente em direcção às Lampas. Arranjo logo lugar no local planeado e vou ver o ambiente. Encontro algumas caras conhecidas, entre elas a minha querida Nani e o Aurélio, ponho a conversa em dia e ia começar o aquecimento que optei por fazer e sempre ajudou a começar mais lá da frente. Foto do Orlando Duarte A prova arranca com umas voltinhas no jardim, o que é giro, sobretudo

Sky Trail Camp Porto da Cruz 2019

Este fim de semana tive o privilégio de ir até Porto da Cruz na Madeira para participar no  Sky Trail Camp Porto da Cruz 2019 . Fi-lo integrada no grupo do João Mota, éramos mais de 30, alguns foram uns dias mais cedo e começaram logo a percorrer os trilhos fantásticos da ilha. Primeira foto captada por mim em Porto da Cruz Eu só me juntei na sexta, ao final do dia, mas bem a tempo de encontrar o pessoal, conhecer as minhas companheiras de quarto (a Rita e a Lúcia), lanchar com calma e vestir-me para ir correr. O 1.º treino do Sky Trail Camp, um nocturno de 9kms com 300mD+ começou um bocadinho depois das 20h previstas. Queria ir com o pessoal, uma vez que correr sozinha à noite sempre foi coisa que não me agradou, mas quando dei conta não via caras conhecidas e acabei por avançar ao meu ritmo, algumas vezes correndo sozinha e outras na companhia de desconhecidos. Na verdade, gostei da sensação de correr sozinha com uma luz na testa, mas porque sabia que existiam outras pes

Trilhos dos Reis

Não comecei 2018 da forma como gostava de ter começado. Depois de me sentir fortíssima até meados de Dezembro, talvez tenha abusado e a minha canela direita não gostou... impediu-me inclusivé de desfrutar a minha última prova do ano, a São Silvestre de Lisboa de que tanto gosto! No entanto, dia 1 de Janeiro de 2018, fui ver como o meu corpo tinha reagido à terapia que tinha feito no dia 29 de Dezembro. Fiz 30' de trail muito calminhos e senti-me bem. Nessa semana continuei, com medos e paninhos quentes a correr leve na passadeira para perceber se teria de abdicar também da minha primeira prova da época, algo que não queria nada que acontecesse. Mas a sorte protege os audazes e a minha audácia relativamente aos planos para este ano é alguma, tendo assim sido bafejada com a sorte de me ir sentindo melhor a cada treino que fazia. Na semana anterior aos Trilhos dos Reis tentei arranjar companhia para a viagem. Tinha-me mandado sozinha de cabeça para este desafio, o CC ficava co

Ultra de Sesimbra - A primeira ultra saiu do forno (literalmente)

Desta vez começo pelo fim... ASSUMO: estou cheia de cagança 😁 mas isto passa-me rápido ;-) A verdade é que, o facto de ter cumprido a minha primeira prova de trail, na distância Ultra, em condições de calor extremamente desafiantes e ter conseguido o meu primeiro pódio à geral com um 3.º lugar e um 1.º lugar no pódio de escalão (F40), deixou-me primeiro emocionada e depois extremamente feliz e orgulhosa! Nota-se na foto, não? by Ricardo Pato Mas vamos lá... vou tentar não ser demasiado "prega secas" 😂😂😂 Combinei com o Ricardo Pato irmos juntos de Lisboa, íamos à mesma prova e não fazia sentido levarmos 2 carros, e eu sempre tinha alguém para tagarelar ;-) Chegámos cedinho a Sesimbra, e fomos levantar o dorsal, como deixámos o carro ao pé das piscinas, voltámos a trazer o belo saquinho, fazer os últimos preparativos e era correr para a meta a fazer o aquecimento que já não dava para muito mais! Ainda encontrámos malta conhecida e deu para uns olás! Era altura d