domingo, 24 de agosto de 2014

Vattenfall World Tri Stockholm | Sprint Distance for Age-groups


Pronto e é isto... :-P

Nã, vá eu vou contar.... Pela 2.ª vez viajei para fazer triatlo, mas foi a primeira vez que levei a minha bike nesta aventura. Pela 2.ª vez viajámos sem a Piruças, mas foi a primeira vez que isso me partiu o coração! You live, you learn!

Com esta prova planeada deste cedo na época, estive ainda bastante tempo na dúvida de fazer o olímpico ou o sprint, mas o facto de me ter inscrito no Olímpico de Viana do Castelo na semana seguinte a Estocolmo demoveu-me do maior esforço, isso e o medo de apanhar muita calçada... sim, já tinha estado em Estocolmo e conhecia bem a Gamla Stan!

Lá me inscrevi no Sprint e o CC no Olímpico, já que iamos duplicar as distâncias na semana seguinte!

Chegámos sexta, a prova era domingo, e estava frio! Sim, meio de Agosto e estava mesmo frio... fomos dar uma volta de bike até à zona do secretariado e mesmo agasalhados, mas de calções, rapámos friozinho! Vimos a expo e zarpámos de volta ao hotel.... Hotel catita, by the way! HTL KUNGSGATAN STOCKHOLM

Depois de bem agasalhados rumámos a Gamla Stan para jantar e tratámo-nos bem, com carnuncha da boa, assim daquela que só há mais a norte!

O dia seguinte ia ser animado... iamos assistir às provas dos Elites e tinhamos portugueses em ambas as provas: João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos no WTS Stockholm Men e a júnior Melanie Santos no WTS Stockholm Women. Foi brutal! Vimo-los antes da prova e desejámos-lhes boa sorte e tentámos apoiá-los ao máximo durante :-) As provas foram brutais e poder assistir ao vivo e movimentar-nos pelas várias parte do percurso foi TOP!

No final da tarde de sábado, fomos ver o local onde no dia seguinte iríamos iniciar a nossa prova, além disso, como fomos de bike, fizemos um pouco do reconhecimento do percurso de bike. Mas o tempo esteve muito mau o dia inteiro, com chuva e frio, pelo que decidimos descansar e ir jantar para nos preparamos para a aventura do dia seguinte. Eu, no entanto, iria ver a coisa mal parada, uma maldita cólica quase me pôs a achar que não iria sequer arrancar no dia seguinte, mas a coisa lá acalmou e a verdade é que me aguentei!

A alvorada foi bem cedo, uma vez q o CC partia às 8h e aconselhavam colocar as coisas no PT pelo menos 1h30 antes do início da prova. Eu só esperava que me deixassem colocar também as minhas coisas, uma vez que andar com a bike atrás ia dificultar o processo... e diminuir o n.º de fotos tiradas ;-) 
Mas tivemos sucesso, eu pude colocar as minhas coisas no parque e fui ter com o CC que entretanto já se tinha cruzado com os outros 2 portugueses que iam partilhar a prova com ele, o que foi porreiro!
Felizmente o dia amanheceu solarengo, e apesar de estar frescote, não se via uma nuvem no horizonte.

Meninos na partida, e voilá, começa a prova. Consegui assistir a toda a natação mesmo de perto, vi o CC sair da água e segui-o até ao PT, fui para o retorno de ciclismo e lá fiquei até a última passagem. Depois segui para a zona da corrida que após uma zona de transição seria praticamente toda em Gamla Stan, mas ainda vi o CC no caminho. Fui mudando de sítio durante as passagens para sacar fotos diferentes e fui esperá-lo à meta :-) Correu muito bem!

Voltámos juntos para a zona da partida, ainda passei novamente no PT para deixar o meu dorsal. Lá me preparei, vesti o fato e dirigi-me para a partida no horário estipulado, mas entretanto a minha partida atrasou 10'. Foi engraçado de ver que na maioria das vagas que antecederam à minha, apenas 10-15 se destacavam do grupo e faziam a sua natação enquanto as restantes (umas 80/90 mulheres), juntavam-se num grupo imenso e pareciam que ficavam a flutuar no meio do canal...

Eu ia com objectivo de melhorar a minha natação, mas nunca pensei que me corresse tão bem como correu, já que a água estava um bocado choppy e por isso mesmo dificultasse mais a coisa... senti-me cansada no final, achei que afinal tinha corrido mal, mas vim a saber depois que tinha tirado quase 1' ao meu melhor tempo nos 750m em prova!

O parque de transição era muito longo, perfazia perto de 600m, e as minhas coisas estavam bem lá no final, já que eu segui na vaga V, às 12h. Tentei correr apesar de estar ofegante. Cheguei à minha bike e tentei ser eficiente, acho que consegui! Saí rápido a correr com os belos sapatos de encaixe, acho que nunca vou saber montar na bike de outra forma :-P

Toca a pedalar, 2 voltas, cerca de 20km! Fui a fundo, o mais que pude, constantemente a dizer «LEFT!LEFT!LEFT!» passei muita gente de vagas anteriores à minha, fui passada por poucos. Comi, bebi. Tive o apoio moral do CC no retorno do ciclismo!

Voltei ao parque contente com a minha prestação. Tentei despachar-me! Agarrei a pala, agarrei o gel. Hurry up!

As pernas pareciam que não queriam colaborar, no entanto, o ritmo a que ia era elevado, aliás mais elevado do que parecia, saio sempre a pensar que vou em câmara lenta quando não é bem verdade! Praticamente quando cheguei ao percurso (onde seriam as voltas, que no meu caso era só uma), começo a sentir uma cólica... MAU! Pensei que estava arrumada... comi demais :( A custo lá me tentei distrair e evoluir pelo percurso. Como eram só 5K, apesar do sofrimento, a coisa terminou depressa para meu alívio! 

Fiquei muito contente quando cruzei a linha de meta e me apercebi que tinha superado o objectivo e mais, que tinha melhorado o meu melhor tempo num Sprint, estando neste momento o resultado em 1h27m :-) E esta prova era sem roda!!! Fui 57.ª classificada entre 537 mulheres, parece-me muito bem!!!

Melhor ainda, face à minha primeira experiência internacional, no ano passado em Londres, tirei 10' ao meu tempo. É muito bom ver que o trabalho, o esforço e a dedicação compensam ;-)

VENHA O PRÓXIMO... Que é já para a semana...

domingo, 10 de agosto de 2014

Treinos na terrinha

Este fim-de-semana rumámos à terrinha, a terra que era do meu avô, onde os meus pais passaram uns dias com a minha avó e a minha pequenita! Iamos cheios de saudades depois de quase uma semana de ausência... mas o reencontro foi perfeito :-)

Connosco levámos as bikes de BTT para explorar um bocadinho os pinhais das redondezas (ups! agora já quase não são pinhais mas sim eucaliptais), nas duas manhã de fds lá acordámos a horas relativamente decentes e conseguimos fazer bons treinos!

Sábado foi dia de BRIK Offroad | BTT+ Trail Run e domingo foi só BTT, mas uma voltinha mais longa que no dia anterior... foi tão bom! Senti-me a desfrutar ainda mais daquela terra que antigamente era sempre um aborrecimento :-)

Ainda deu para ir passear e apanhar amoras! Ah, e para a B também fazer BTT :-P




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Voltinha de final de tarde

Aproveitando que estamos temporariamente "sem filha", fomos dar uma voltinha de bike pela cidade, aproveitando as ciclovias. Para companhia levámos as menos usadas cá de casa... a dobrável e a Yé-Yé mais velhinha que eu que ainda está rija como aço! Foi bom :-)




terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nadar melhor

Apesar de saber que estou a melhorar os meus tempos na natação, e só sei isso porque a minha única companhia de treino é o meu Garmin 910XT, sinto que continuo demasiado lenta...

Sim, é um pouco frustrante, mas a água não é o meu ambiente natural, tenho pouco background de natação, mas sou teimosa o suficiente para me dedicar e tentar melhorar os meus tempos.

Ontem decidi medir as minha melhorias face à época passada, e dado que os meus treinos são sempre diferentes, não foi assim tão fácil pescar tempos para poder ilustrar estas melhorias. No entanto, e dentro do que consigo medir (#alonewithmygarmin), melhorei alguns segundos em algumas distâncias:


Next steps > gravar-me a nadar para perceber os meus erros e saber como melhorar, ver vídeos de natação com exemplos de como corrigir alguns erros e por fim, treino, muito treino!