sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Grão a grão...

...a minha cidade vai sendo "polvilhada" de coisas boas, ciclisticamente falando...


Também está disponível, à distância de um click, o mapa interactivo das ciclovias já existentes, as projectadas e as em obra, assim como os parques de estacionamento já existentes.

Para saber o que ainda aí vem em termos da rede de bicicletas partilhadas, é só dar uma espreitadela aqui ;)


terça-feira, 21 de setembro de 2010

24h Jamor

Não participei, mas fui lá dar uma vista de olhos no final da tarde de sábado!

Apesar de não ter ido ver sequer o percurso, foi bom encontrar amigos que não via há muito tempo, nem que seja só por isso, valeu bem a pena a deslocação :)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

e-bikes

Ouvi dizer (Springwise.com) que a Shimano desenvolveu um kit que pode transformar uma normal bicicleta numa bicicleta electrica.


O STEPS (Shimano Total Electric Power System) é um kit de componentes desenhado para conservar a sensação de pedalar numa bicicleta tradicional mas juntando as partes necessárias para o fornecimento de energia eléctrica.

O seu motor elétrico de 250W pode levar as bicicletas até 25km/h, enquanto a função de travagem regenerativa centra-se na recarga da bateria de lítio-íon de 24V/4.0Ah. Além disso, a bateria é removível para a carregamento, e segundo a Shimano, exige apenas uma hora para total carregamento quando fica vazia, e pode ser recarregada mais de 3.000 vezes, ie, diariamente durante cerca de oito anos.

Fará também parte integrante do kit, um ciclocomputador removível, que oferece uma visão clara e rápida de todas as funções da e-bike, incluindo modo de condução, a energia da bateria, velocidade e odómetro.

Ideal para deslocações citadinas, agora é esperar para ver o preço...

Bicicletas para os mais pesados

A maioria das bicicletas não aguenta um peso muito superior a 100kgs e, como todos sabemos, nos Estados Unidos um terço da população é considerada obesa (segundo o CDC).

Esse foi o mote para o nascimento de uma nova empresa: Super Sized Cycles.


Estas novas bicicletas (e não só) suportam até 250kgs de peso o que possibilita uma nova forma de exercício saudável para quem até agora não podia pedalar.

O que mais poderá ser adaptado visando a melhoria da saúde e do bem-estar?

Fonte: Springwise.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bicycle Filme Festival 2010


Este ano, o Bicycle Film Festival vai realizar-se em Lisboa entre 7 e 10 de Outubro, apresentando filmes, concertos, dj sets e outras performances artísticas que tenham a bicicleta como mote.

Mais informações em http://www.bicyclefilmfestival.com/ e em http://jornalciclismo.com/cultura-e-bicicleta-aliadas-no-bicycle-filme-festival

domingo, 12 de setembro de 2010

4.º Aniversário Maníaco - Desafio Team Santos: Entroncamento - Castelo de Ourém - Entroncamento

Há muito que o desafio havia sido lançado pelo Team Santos (Jorge e Sandra), e para mim, o nervoso miudinho de quem não pedalava regularmente há algum tempo há muito que se tinha instalado... quantas vezes ponderei se deveria mesmo ir, mas o apelo era tão forte e a vontade de estar com imensas pessoas com quem não pedalava há tanto tempo acabou por vencer o "medinho" :)

Quando chegámos ao Entrocamento logo percebi que iamos ser mais do que muitos, por isso, animação não ia faltar, de certeza! E claro que não faltou :)



Os trilhos preparados pelo Team Santos cumpriam todos os desígnios, haviam estradões rolantes, singles e descidas técnicas qb, subidas com fartura, vistas e muito mais. Ao longo do caminho foi dando para pôr a conversa em dia com o pessoal com quem já não pedalava há algum tempo.

Com mais ou menos esforço todos chegámos ao topo do Castelo de Ourém, onde fizemos uma paragem longa para reabastecer, e onde o Jorge e Sandra tinham um miminho à nossa espera, um pãozinho com chouriço delicioso para nos matar a fome :) Quem tivesse “sede” ainda podia adoçar a boca com a bela ginja!!!

Depois de todos alimentados, subimos até às muralhas e junto à estátua do Nuno Álvares Pereira tirámos uma nova foto de grupo.


Partimos de seguida rumo às eólicas, apanhando a grande descida que se seguia, a partir daqui parecia que era um tirinho!

Mas volta maníaca sem quedas não é volta maníaca, mas não precisava de ser tão espalhafatosa, não era Ruca? As melhoras!!!

Acabámos por atalhar o final por estrada uma vez que o dia estava a tornar-se compriiiiiiiiiido e o almoço/lanche estava quase a tornar-se lanche ajantarado…

Parabéns ao Team Santos pelos fantásticos trilhos e organização de todo o evento, aos dois companheiros de pedaladas que nos presentearam ora com os dorsais ora com uma ginja pela manhã, aos Maníacos pelo seu 4.º aniversário com direito a bolinho e velinhas e tudo e tudo, e ao meu Huguiti que se estreou nos pedais de encaixe, nas quedas e em longas distâncias :)

Algumas fotos "gamadas" aos fotógrafos de serviço:

domingo, 5 de setembro de 2010

Com saudades de Sintra

Hoje fomos a Sintra, inicialmente estava programado fazermos uma voltinha a acompanhar o BTT Alcântara, mas o facto do encontro estar marcado para muito cedo em Cascais, acabou por nos demover...

Resolvi voltar a dar uso dos tracks acumulados ao longo de vários treinos e de fazer um treino à "Cunha" :)

Por isso, rumámos à Malveira, de onde partimos para ir subindo, subindo em direcção à Pedra Amarela e atingir a Peninha.


Depois como eu tenho a mania de inventar, resolvi descer pelo sítio com mais pedras lá do sítio, claro está, acabei por desmontar e ir a pé, ao contrário de alguém que diz que se sente mais inseguro a descer a caminhar do que em cima da bike :P

Acabei por voltar a entrar no trilho que queria fazer depois de passar por sítios que não passava há séculos e que nem estavam no GPS só na minha memória ;) Queria encontrar a descida que vai quase até à Azóia e que dá acesso a 3kms de subida bem catita, e consegui encontrar o trilho à primeira!

Dps da subida estavamos de novo perto da Peninha, junto à zona de piqueniques, pelo que toca a subir a estrada para ir em direcção ao Monge, mas nada de descer directo para os Capuchos, primeiro fazer meio 8 do Monge e depois sim, descer! Dei conta que agora há um portão numa zona que não havia, sendo que o acesso me parece mesmo cortado, o que faz com que provavelmente agora só se possa fazer mesmo meio 8 :( 

Descemos o Monge até aos Capuchos, aquilo agora parece uma autoestrada, tiveram a tapar os sulcos todos, suponho que por causa dos incêndios, deve estar muito mais fácil de subir agora, tenho de ir experimentar :)

Como apesar de já termos um bom acumulado de subidas nas pernas, os kms ainda não eram mais de 20, pelo que achei que descer até à barragem do Rio da Mula e depois subir era uma boa opção antes de voltarmos ao carro... e assim foi, descemos até me doerem os pulsos pelo trilho dos jipes, apanhámos a estrada por um bocadinho para serpentearmos uns trilhos até chegarmos à barragem e depois, toca a subir de volta à Malveira! O que é bom nesta volta é que, quando entramos no alcatrão, são quase 2 kms sempre a descer até ao carro, que sabem mesmo bem para descontrair os músculos :)

Sintra com CC by anasoraiagomes at Garmin Connect - Details

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lisbon Cycle Chic



Para mudar convenções?

Acho que no meu histórico tenho um post que até pode dar cor a este slogan :)