terça-feira, 30 de março de 2010

Meia Maratona de Lisboa e 1.º Triatlo Indoor GCP

Ando numa preguiceira do camandro (ai como gosto de dizer isto!), sobretudo na actualização daqui da xafarica... isto não quer dizer que ande totalmente parada, hein?

Sim, BTT tem sido muito escasso (mais ainda que os posts deste blog), mas tenho treinado alguma coisa e feito umas coisas engraçadas, tais como a Meia Maratona de Lisboa e o 1.º Triatlo Indoor GCP, cujos relatos podem ver carregando nos links - num outro blog perto de si! :-))))

Mas este solzinho fabuloso que se tem feito sentir, tem-me dado umas saudades de pedalar por esses trilhos fora; conto pôr as rodas da minha bike na terra em breve... mas ainda não é neste fim-de-semana!!! [o que não quer dizer que não ande de bike ;)]

Boas pedaladas para todos!!!!

domingo, 28 de março de 2010

1.º Triatlo Indoor GCP

Finalmente chegou o dia de experimentar o meu primeiro triatlo, o

Ia na expectativa de como iria correr, se ia estar muita gente, se ia ser muito complicado. Chegámos e havia animação na Piscina Municipal de Campo de Ourique, actualmente explorada pelo GCP, estava a terminar uma aula de spinning outdoor, na esplanada da piscina (1.º piso).

Fizemos o check-in no secretariado e fomos ver os balneários enquanto esperávamos pelo briefing técnico que nos iria informar de como tudo iria correr. O briefing foi dado na piscina pelo Prof. João Manaças, o director desportivo da prova. A prova iria ser disputada em mangas (para não andarmos todos à cacetada na piscina), em cada manga estavamos divididos mais ou menos pelas categorias a que pertenciamos, Femininos/Masculinos e ou C1 ou C2.

Eu disputei a classe C2, que consistia em 250m de natação, 10kms de spinning e 2kms de corrida!

Já cheguei à piscina em cima do tempo, estavam a chamar o meu nome e já estava tudo dentro da piscina, mas ainda deu para fazer um aquecimento... :)

Tiro de partida e era sempre a abrir... 10 piscinas - feitas na minha maior velocidade, e que era bem lentinha... uma das miúdas deu-me pelo menos umas 2 piscinas de avanço...

Tempo de sair da piscina e correr para o balneário e vestir os calções e o jersey, mas a coisa não me correu mto bem, perdi imenso tempo e fui a última a chegar às bikes, para ajudar, tive alguma dificuldade nos apertos dos ajustamentos da bike, tanto que tive de mudar de bike e tudo.... ARGH!

Mas meti-me a pedalar sempre no máximo, com uma cadência acelerada, mas que consegui manter até ao final, recuperando imenso para as minhas adversárias :) Mesmo assim, fui a 4.ª a sair das bikes para a corrida...

Comecei a correr e para não variar, as pernas pareciam esparguete! Mas eram só 2kms pensei, não ia custar assim tanto... se o terreno fosse totalmente a direito até não custava, mas o terreno eram quase sempre a subir ou a descer... Mas lá entrei no ritmo à 2.ª volta, faltavam mais três para totalizar as 5 voltas totais... sentia que queria correr mais e não conseguia, mas mesmo assim estava a ganhar terreno. Quando ia para a última volta, ouvi gritarem para a rapariga que ia à minha frente "última volta", e eu que pensava que ela ia terminar naquela volta! Puxei o que restavam das minhas forças e passei-lhe à frente! Entretanto já a miúda que me tinha dado um bailinho na natação tinha terminado...

Lá passei a meta com direito a fita e tudo :)

Ainda fiquei que tempo deitada na relva ao sol a aproveitar a fantástica tarde de Primavera que ontem se fez sentir, e só quando acabou a prova da C1 é que fui tomar banho!

Claro que quando me despachei já estavam a iniciar a cerimónia de entrega das medalhas... e eu pensei, ok, lá vou receber um segundo lugar, não é nada mau!

Quando lá cheguei é que me disseram que afinal a miúda que me ganhou era sub-18 e tinha um escalão só para ela! Ok, isso queria dizer então que eu tinha ganho :D

Lá chamaram o meu nome para ir ao pódio e subir ao lugar mais alto... soube bem! Uma medalhinha de 1.º lugar pelo menos uma vez na vida é bem bom!

Aqui fica uma foto para amostra:

domingo, 21 de março de 2010

A minha primeira Meia Maratona

Um dos meus objectivos do ano já foi concretizado: terminei uma Meia Maratona!!!! :)

Ia ligeiramente nervosa sem saber ao certo o que me esperava, tinha treinado alguma coisa, mas sabia que não tinha treinado o que achava ser suficiente; tinha feito alguns treinos longos e inclusivé uma corrida de 15kms como preparação, mas não sabia o que era correr 21kms...

Pois bem, cheguei à partida já perto da hora de arranque, apesar de ter acordado cedo para tomar o pequeno-almoço com tempo para fazer a digestão, ainda fiz mais um bocadinho de sorna antes de me equipar e sair de casa... Tinha combinado com colegas e amigos às 9h30 na estação do Pragal/10h na rotunda de acesso ao tabuleiro da ponte, mas a confusão era tanta que ultrapassar a barreira humana tornava-se tarefa árdua!

Mas como dizia há um parágrafo atrás, cheguei à partida já perto da hora de arranque, aquecimento como deve de ser feito "nickles" o que já me deixava de nariz torcido, ainda para mais nem consegui usar o WC para libertar o nervosismo final antes da partida...

Tiro dado, há que começar a correr, alguns participantes da mini já se tinham adiantado, mas dava perfeitamente para serpentear entre estes e ir avançando, num ritmo calminho - para aquecer - para não comprometer toda a prova!

Ponte passada, Lisboa coberta pela bruma do nevoeiro que se fazia sentir pela manhã, mas à medida que avançávamos o nevoeiro ia-se dissipando dando lugar a uma manhã de sol calorenta (mas não em demasia).

Pelo caminho fui encontrando algumas caras conhecidas o que foi engraçado, é impressionante o número de pessoas que participam nestas provas!

Fui avançando, mas senti desde o início que as pernas não descolaram completamente, estiveram sempre um bocadinho presas, mantendo-me na passada calma mas programada, para não estoirar. No entanto, com o passar dos quilómetros e mesmo com um gel tomado passada uma hora, fui perdendo um bocadinho o gás; os quilómetros entre o 16 e o 19 foram os que mais me custaram, a partir do 19 ganhei um novo fôlego - a meta estava logo ali - e ganhei um bocadinho de ânimo até ao final!

A sensação de terminar a prova foi óptima, tinha acabado de percorrer 21,097kms :) O cansaço era recompensado com mais esta vitória pessoal!!!

Tempo oficial: 2:16:47 - 4457º/5475º da Geral - 526º/832º escalão SENF




21,15km - 136m30s - 9,30km/h - 6m27s/km
GC: 1251kcal
Local: Lisboa