Avançar para o conteúdo principal

Maratona Festival Bike

Pois é, hoje era dia de rumar a Santarém... embora um pouquinho nervosa por estar sem kms nas pernas há já algum tempo, não me pude negar ao desafio Pink Power lançado pela ciclovias.com/somafre!

As Pink Pedalantes (falta a Rute Moreno que não pedalou) - imagem montada pela Verita!


Ia fazer os 40kms propostos ao meu ritmo, com calma, mesmo quando o gráfico de altimetria me dava arrepios na espinha.... até parecia que não iam haver zonas rolantes, mas afinal até houve! ;-)


Os 860m de acumulado faziam prever que não iria ser pêra doce


Encontrámo-nos já dentro do CNEMA, antes de entrar no Controlo 0, já quando quase toda a gente estava a postos... Ficámos no finzinho para nos resguardarmos da confusão do início e podermos ir na calma!

Deu ainda para tirarmos uma fotozita antes da partida e tudo ;-)



Deu-se a partida, creio que sem grandes atrasos, mas dada a nossa posição previlegiada, só passámos a zona da partida 6 minutos depois dos primeiros terem arrancado... acho que pelos metros a mais que fizemos deviamos merecer um benefício qualquer!!! :-)

Apesar da primeira subida (para o Hotel Santarém) ser em alcatrão, a verdade é que a inclinação não era assim tão meiga, e já deu para abrir o pulmãozito e obrigou uns quantos a desmontarem logo por ali...

Uma bela descida para ganhar balanço e ainda uns kms em alcatrão até finalmente entrarmos nos trilhos.

A partir daí iamos evoluindo no terreno sem grandes pressas, ora pára para encher um pneu, ora pára para encher outro, ora o telemóvel toca, ora.... what ever!

Até ao primeiro abastecimento iamos ter uma subidinha de terra porreira e depois uma subida em alcatrão mas com uma paisagem que valia a pena!

No cimo o primeiro abastecimento, sublime... mesmo para quem ia no fim, não faltava nada!


Tirámos a foto da praxe, ou melhor, um colega bttista que nos foi acompanhando no percurso tirou-nos a foto à maneira (obrigada, João!) :-)

Daí entrávamos numa descida onde infelizmente um colega dos PapaTrilhos teve uma queda infeliz, mas quando passámos já tinha sido assistido por uma âmbulância!

A próxima paragem foi num cafézinho simpático perto do km 20, com direito a um cafézinho gentilmente oferecido por um senhor muito simpático que também fazia as suas deslocações diárias de bicicleta... Foi-nos dito nessa altura que os primeiros já tinham passado há mais de hora e meia... como somos simpáticas, a dar avanço aos campeões ;-) Nessa altura a Corina fez-nos um ultimatum: ameaçou-nos que desistia se nós não nos pusessemos a caminho sem ela! Foi uma decisão bastante complicada porque tinhamos combinado que nenhuma Pink ficava para trás... mas também não queriamos que ela ficasse por ali!

Partimos juntas, mas fomos ganhando distância pelo caminho... agora só 3, foi nas subidas que eu comecei a sentir a falta de treino, enquanto a Cristina e a Lídia iam subindo montadas tudo o que lhes aparecia à frente, eu lá tive de desmontar montando-me de novo assim que o terreno o permitia, já que ainda me custava mais (sobretudo aos meus gémeos) ter de caminhar do que pedalar...

Elas pacientemente me esperavam no cimo e seguiamos viagem! As descidas embalavam e sabiam mesmo bem :-)

A surpresa estava quando já com 41km e pensando que estava para breve o final da mini-maratona aparecia uma placa a dizer-nos que faltavam 5kms... que desmoralização! Para mim claro, que elas estavam fresquinhas que nem uma alface, mas para mim, cada subida que avistava era um suplício tal era o cansaço! Mas a minha persistência lá me levou até ao final e elas foram umas queridas e passámos a meta juntas!!!

No final, e após uma águinha retemperadora, ainda nos "raptaram" para uma entrevista para a SportTV2, supostamente a passar no dia 19! Vamos ver o que vai sair dali... :-)

Valeu a pena, apesar do banho frio que tive de superar... porque, de resto, achei que a organização esteve muito bem a todos os níveis! E obrigada meninas pela excelente companhia!!!

A repetir!!!



Ficam as fotos que fui tirando pelo caminho:

Comentários

José Adónis disse…
Ias muito bem. E mesmo já dentro dos 5Km finais, elas estavam mesmo à tua frente, pelo que a diferença para as campeãs não era assim tanta. Parabéns.

PS - Ainda falámos um pouquito na última subida de alcatrão debaixo de umas árvores, quase no final. Não parecias assim tão cansada ;)
lidia disse…
Foi mt mt fixe,eu gostei imenso, ir assim na desportiva vertente relax.Obrigada plas fotos. Beijinhos, até outra actividade

Mensagens populares deste blogue

Trilhos dos Reis

Não comecei 2018 da forma como gostava de ter começado.

Depois de me sentir fortíssima até meados de Dezembro, talvez tenha abusado e a minha canela direita não gostou... impediu-me inclusivé de desfrutar a minha última prova do ano, a São Silvestre de Lisboa de que tanto gosto!

No entanto, dia 1 de Janeiro de 2018, fui ver como o meu corpo tinha reagido à terapia que tinha feito no dia 29 de Dezembro. Fiz 30' de trail muito calminhos e senti-me bem. Nessa semana continuei, com medos e paninhos quentes a correr leve na passadeira para perceber se teria de abdicar também da minha primeira prova da época, algo que não queria nada que acontecesse.

Mas a sorte protege os audazes e a minha audácia relativamente aos planos para este ano é alguma, tendo assim sido bafejada com a sorte de me ir sentindo melhor a cada treino que fazia.

Na semana anterior aos Trilhos dos Reis tentei arranjar companhia para a viagem. Tinha-me mandado sozinha de cabeça para este desafio, o CC ficava com os me…

Meia Maratona de Lisboa

Parece que já não fazia uma meia maratona de estrada desde 2013, muito bem acompanhada pela minha madeirense preferida, a Catarina Dinis, cujo relato podem ler aqui no blog, e que terminei em 1h49m40s.

Nessa altura fiz treino específico e praticamente dei cabo de mim (fiz uma lesão na anca que me deu luta durante uns meses), nada disso aconteceu desta vez ;-)

Desta vez o treino é específico para trail, desta vez não houve cá descanso nas vésperas da prova (fiz treino de ciclismo e trail na véspera), desta vez não houve semana levezinha (treinei todos os dias só folguei, como habitualmente, na sexta-feira)... o foco não era esta prova, se bem que eu tinha um objectivo na cabeça que queria mesmo muito cumprir! Queria bater o meu recorde pessoal e se possível, queria terminar abaixo da 1h45m!

No entanto, havia uma certa e determinada (tempestade) Félix no ar que provocou uma alteração no local da partida - desta vez não passámos a ponte 25 de Abril - e nos fez comer vento e granizo no l…

IX Trail Longo de Conímbriga Terras de Sicó

Para esta prova consegui convencer a minha lebre a vir comigo, não só apenas à prova, mas fez-me companhia praticamente toda a prova, uma raridade nos últimos anos ;-) No início até tive pena dele porque eu não dava mais e ele estava cheio de gás... mas ele ficou comigo! Isto é amor, senhores! <3
Fomos de véspera com os miúdos levantar os dorsais e para ver algum pessoal do longo a chegar... valentes! A minha filha delirou com o ambiente... mas não do trail... mas sim do rancho folclórico que estava a actuar :-) :-) :-)

No dia seguinte, tinhamos de chegar antes das 8h30 para tirar a foto de equipa conforme tinhamos combinado e assim foi, cheguei on schedule ;-)



Cumpridas todas as tarefas pré-prova, bora lá para a partida que já estava bem cheia e pouco deu para furar... tenho de trabalhar melhor esta cena de chegar cedo à partida!

Partida dada e vamos em euforia percorrendo as ruas de Condeixa-a-Nova...

Daí a Conímbriga foi um pulinho, sempre à morte... e era exactamente como me s…